Enfermeira da FCecon palestra sobre práticas avançadas de enfermagem para o tratamento de paciente oncológico

Nesta sexta-feira (22/02), às 19h, a enfermeira da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) Kamila Sena irá ministrar a palestra ‘Orientações de enfermagem para o benefício do tratamento do paciente oncológico’. A enfermeira, especialista em oncologia e hematologia, atua na oncologia clínica da FCecon, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), além de coordenar o Projeto Elo, da Oncoclin, no bairro Cachoeirinha, onde acontece a palestra.

As práticas que o projeto estimula são voltadas para o tratamento mais humanizado de pacientes e também para o gerenciamento do cuidar dessas pessoas que estão enfrentando o câncer”, diz a enfermeira sobre o projeto Elo. Ainda de acordo com ela, o projeto é uma iniciativa que busca promover humanização no tratamento de saúde e melhorar a qualidade de vida do paciente em tratamento oncológico. As práticas das quais a enfermeira fala já são aplicadas na Oncoclin e na FCecon, onde a profissional atua.

A palestra será aberta a todos os profissionais da área de saúde, e para se inscrever os interessados devem encaminhar um e-mail para elo@oncoclinmanaus.com.br. Os principais tópicos a serem abordados são o acolhimento dos pacientes e a melhora no atendimento, que fazem parte das práticas avançadas de enfermagem, existentes desde a década de 1960 em outros países e que foi implantada no Brasil a partir de 2016.

O público-alvo na FCecon são os profissionais de enfermagem oncológica, que atuam nos serviços de emergência e internação. Segundo a enfermeira Kamila Sena, essa é a primeira palestra de um cronograma que o Projeto Elo da Oncoclin pretende desenvolver para aprimorar o conhecimento de especialistas na área. “Começamos com profissionais de enfermagem e, durante o primeiro semestre, serão organizadas ações por uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e acupunturistas”, frisou.

FOTO: Beatriz Souza / FCecon