Edital para Programa de Residência Médica prevê dez vagas para a FCecon

residência médica

A Comissão Estadual de Residência Médica (Cermam), lançou dois editais de Seleção Unificada para os Programa de Residência Médica do Estado do Amazonas, que prevê 173 vagas, dez delas para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A oferta na unidade hospitalar inclui as seguintes especialidades: anestesiologia, radiologia e diagnóstico por imagem, cancerologia clínica, cancerologia cirúrgica, cirurgia de cabeça e pescoço e mastologia. As inscrições começaram nesta quinta-feira, 20, e seguem até 4 de novembro, exclusivamente no site www.cermam.com.br.

Atualmente, a FCecon tem em sua estrutura, 22 residentes bolsistas divididos por especialidades e categorias. Desde sua criação, em 2004, a instituição já inseriu no mercado 21 médicos especialistas. Para o diretor-presidente da FCecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, ampliar as vagas para residência médica auxilia na formação de mão de obra especializada e fortalece a assistência em saúde no Amazonas.

“Antes, os médicos recém formados em clínica geral, precisavam ir para outros estados buscar capacitação, já que no Amazonas a oferta e o número de programas que contemplavam a residência médica eram bastante restritos. Atualmente, com a ampliação e a variedade de cursos de especialização, parte deles opta por permanecer no Amazonas e atuar conosco nas unidades do SUS. A estratégia fortalece a rede pública e ajuda a ampliar o número de atendimentos à população, o que acaba sendo um ganho para o Sistema”, destacou.

Programa/FCecon

O Programa de Residência Médica da FCecon e credenciado pela CNRM/MEC (Ministério da Educação). As vagas foram distribuídas da seguinte forma: 1 para anestesiologia, 2 vagas para radiologia e diagnostico por imagem, 2 para cancerologia clínica, 2 para cancerologia cirúrgica, 1 para cirurgia de cabeça e pescoço e 2 para mastologia. O tempo de duração das especializações varia de dois a três anos, a iniciar em março de 2017. Informações sobre a seleção e mais detalhes sobre o programa estão disponíveis no edital