DEP lança edital para inscrição na 2ª edição do Paic/FCecon

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) lançou, nesta terça-feira (26/06), o edital interno para as inscrições na segunda edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), a partir da qual serão ofertadas 30 bolsas para alunos de graduação das diversas áreas da saúde interessados no desenvolvimento de pesquisas na área da oncologia. As inscrições ocorrem entre os dias 11 e 30 de julho na sede da instituição (rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus), na sala da DEP – 3º andar.

Estão aptos a participarem estudantes acima do 4º período de qualquer curso na área da saúde, independente da instituição de ensino, os quais serão orientados por mestres e doutores da FCecon. Além disso, o edital traz os seguintes requisitos: ser brasileiro ou naturalizado (quando estrangeiro, ter vínculo permanente); não apresentar vínculo empregatício de qualquer natureza; não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa; estar regularmente matriculado em um curso de graduação em qualquer instituição reconhecida pelo Ministério da Educação; apresentar disponibilidade de no mínimo 20 horas semanais para o desempenho da atividade proposta, entre outros.

Com o objetivo de despertar a vocação científica dos colaboradores da instituição, qualificar profissionais e estimular o envolvimento de novos parceiros nas linhas de pesquisa da FCecon, o Paic foi lançado na unidade hospitalar ano passado, e teve a adesão de 26 pesquisadores e a expectativa é que esse número seja cada vez mais ampliado.

Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) – idealizadora do projeto no Estado e financiadora das bolsas – a FCecon concluirá, em julho de 2012, a primeira etapa do Paic, cujos projetos deverão ser publicados em revistas científicas e os resultados, fruto de um ano de desenvolvimento, poderão inclusive nortear ações futuras na área da oncologia.

Veja o edital na íntegra. Aqui

Publicado em: 26/06/2012