Corrida Contra o Câncer reúne 400 jovens na Vila Olímpica

Alunos da rede pública de ensino participaram de várias provas de atletismo para lembrar a importância das atividades físicas no combate à doença

O esporte é uma das principais formas de prevenir o câncer. Essa foi a mensagem passada a cerca de 400 estudantes da rede pública de ensino durante a Corrida Contra o Câncer – A prevenção em primeiro Lugar, realizada nesta sexta-feira, na Vila Olímpica de Manaus. Os jovens, alunos das escolas estaduais Francisca Botinelly e Alda Barata, participaram de várias provas de atletismo para lembrar a importância das atividades físicas no combate à doença.

Durante a abertura do evento, as crianças receberam algumas informações sobre o câncer e foram convidadas a serem propagadoras da mensagem de prevenção: “Na faixa-etária em que vocês estão isso ainda não é uma preocupação, mas com certeza essa conscientização também terá resultado nas famílias de vocês, com os pais, avós e outros parentes”, destacou Aristóteles Alencar, coordenador estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Também estiveram presentes o secretário-adjunto da Saúde do Estado do Amazonas (SUSAM), Evandro Melo, o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), Júlio César, e o presidente da LACC – Liga Amazonense Contra o Câncer, Hildeberto Dias. Para Dias, a conscientização dos jovens tem um papel fundamental na prevenção do câncer: “a LACC sempre aposta nos jovens, tanto que temos um trabalho diário com palestras e eventos nas escolas de Manaus, para esse público específico. Através da preparação dos adultos de amanhã que a gente vai combater de forma eficaz o câncer”.

O presidente da Liga também destaca a importância do esporte como método de prevenção do câncer: “A pessoa que pratica esporte se afasta naturalmente da bebida, do cigarro e de outros hábitos maléficos para a saúde porque o esporte exije um corpo são. E um corpo são está mais preparado para enfrentar as doença.”

Nos intervalos das provas de atletismo foram sorteados diversos brindes para o público, todos visando incentivar a prática de atividades, como kits de tênis de mesa, bolas de futebol e vôlei, bicicletas, entre outros. O evento ainda contou com a apresentação da banda da Polícia Militar do Amazonas.