www.panamazonicodeoncologia.com


 

Palavra da Presidente

Prezados colegas e amigos,

Em nome da Comissão Organizadora do evento e da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON) temos o enorme prazer de apresentar e dar as boas-vindas ao 7º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia que ocorrerá no período de 23 a 25 de novembro de 2023.Kátia Torres

Teremos um evento presencial com a oportunidade da transmissão virtual de algumas apresentações (ao vivo) de palestrantes de Manaus e de outros estados, além do exterior.

O tema central desta edição é “Prevenção, diagnóstico, tratamento, educação e gestão oncológica: uma questão cultural” e está de acordo com a missão da Fundação CECON, trazendo as mais recentes discussões e avanços nas temáticas e nas pesquisas ligadas à Oncologia.

Com o olhar voltado às questões culturais, os participantes terão a oportunidade de ouvir e participar de discussões atuais, ampliar o conhecimento sobre as melhores práticas e fazer networking exchanges (troca de experiências).

Essa edição do Congresso incluirá os seguintes temas:

  • Práticas em Cuidados Paliativos;
  • Vivências e aprendizados em protocolos de controle de dor oncológica;
  • Práticas Integrativas em Oncologia;
  • Educação e formação profissional em Oncologia;Atividades de destaque
  • Difusão de cases de sucesso em Oncologia;
  • Prevenção do câncer na ótica da realidade e dos desafios a serem enfrentados;
  • Epidemiologia, Biologia Molecular e Epigenética dos tumores;
  • Oncologia de precisão;
  • Microbiota intestinal e suas implicações em Oncologia;
  • Ética em Pesquisa Científica e sua aplicação na disseminação do conhecimento;
  • Qualidade e segurança nas práticas oncológicas;
  • Imunologia dos tumores e oncogênese;
  • Abordagens terapêuticas multidisciplinares;
  • Marcadores biológicos de diagnóstico e seguimento de pacientes;
  • Avanços da Pesquisa Clínica em Oncologia;
  • Saúde mental de pacientes, familiares e profissionais da saúde;
  • Manejo do sofrimento;
  • Reabilitação e aprendizado de pacientes no processo de tratamento;
  • Inteligência Artificial aplicada à prática oncológica;
  • Urgências oncológicas;
  • Mídias Sociais como ferramentas de Comunicação em saúde;
  • Novas tecnologias aplicadas à Assistência Oncológica;
  • Advocacy em Oncologia;
  • Economia em saúde aplicada à Oncologia;
  • Entre outros.

Serão explorados, ainda, temas culturais transversais sobre assuntos ligados ao estilo de vida, como: saúde mental, práticas alimentares e atividades físicas, além de hábitos cultivados em ambiente hospitalar, que podem salvar vidas e servir como verdadeiras lições para todos nós.

Durante o evento haverá um bloco internacional dedicado ao intercâmbio de vivências e práticas com outros países, oportunizando a internacionalização da Oncologia do Estado do Amazonas.

Além disso, contaremos com uma área de exposição de Trabalhos Científicos, espaços na programação do evento para Comunicações Orais, publicação dos resumos aprovados nos Anais do Congresso e na Revista Scientia Amazonia, bem como workshops das empresas parceiras (expositores).

Manaus é uma cidade memorável, com exuberantes belezas e culinária muito especial e todos merecem aproveitar a oportunidade para explorá-la.

Estamos ansiosos por recebê-los em nossa cidade!

Venham participar conosco! Esperamos que desfrutem ao máximo este evento que foi idealizado com muita dedicação e carinho.

 

Kátia Luz Torres Silva

Presidente do Congresso

 


HISTÓRICO DAS EDIÇÕES ANTERIORES

Edições anteriores

 

Este evento tem periodicidade bienal e teve sua primeira edição em 2011.

Na primeira edição, alcançamos um público de 900 participantes e em 2013 atingimos um total de 1.200 pessoas.

A 3ª edição, realizada em 2015, foi particularmente marcante, visto que além da participação de 1.000 congressistas, o evento também recebeu o I WORKSHOP DE

 RADIOLOGIA e o I CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE ONCOLOGIA EM CABEÇA E PESCOÇO. Outro marco importante para a Oncologia do Amazonas, nessa mesma edição, foi a formalização da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) capítulo Amazonas.

No Ano de 2017, o congresso contou com 1180 congressistas, 102 trabalhos científicos apresentados e com 153 palestrantes distribuídos em 122 palestras.

Em 2019, na sua 5ª edição, o evento contou com a presença de mais de 150 palestrantes e 1300 congressistas, com 98 trabalhos apresentados.

A última edição, realizada em período pandêmico, em 2021, nos trouxe um novo desafio, dentre vários outros: realizar um evento desse porte totalmente on-line! Assim, no 6º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, tivemos a oportunidade de contar com uma plataforma de transmissão simultânea de todas as ações do nosso evento, tendo a participação de 600 pessoas do Amazonas e mais nove estados da Federação, com 97 palestrantes nacionais e 11 internacionais.

 

ATIVIDADES DE DESTAQUE

Exposição de trabalhos científicos (oral e totem eletrônico);

Stands para exposição para empresas parceiras.

 

 

 


Cidade Sede

Manaus localiza-se na Região Norte do Brasil, no coração da maior floresta tropical do mundo, na confluência dos rios Negro e Solimões. É capital do maior estado brasileiro em extensão territorial, o estado do Amazonas, sendo uma cidade histórica e portuária e o décimo maior destino turístico do Brasil. A cidade está à margem esquerda do Rio Negro, possui 11.401,092 km² de área territorial, tendo sido fundada em 1669 e, até o século XIX, era conhecida como Barra do Rio Negro. Foi elevada à vila em 1832, sendo chamada de “Manaós” em homenagem a uma tribo indígena de mesmo nome, cujo significado é “Mãe dos deuses”.

O clima é tropical úmido de monções, devido à proximidade com a Linha do Equador e à Floresta Amazônica, tendo uma temperatura média anual de 27 °C, umidade elevada (79%-89%) e considerável índice pluviométrico anual (2 307,4 mm). Durante a época áurea do Ciclo da Borracha, no início do século XX, Manaus se modernizou intensamente, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de algumas partes do mundo, principalmente os franceses. A herança arquitetônica e cultural resultante dessa época, rendeu-lhe então o título de “Paris dos Trópicos”.

Manaus, hoje, é a 7ª cidade mais populosa do país e a 1ª de toda a Amazônia, com 2.145.444 habitantes estimados em 2018, e constitui-se como o mais importante centro urbano, político, financeiro, comercial e sociocultural do Amazonas, do qual 84% da economia deve-se a ela, sendo detentora do 7º maior PIB do país (IBGE,2015).

O Pólo Industrial de Manaus (PIM) é um dos mais modernos da América Latina, reunindo cerca de 500 indústrias de ponta das áreas de eletroeletrônica, veículos de duas rodas, produtos ópticos, produtos de informática, indústria química, indústria farmacêutica e indústrias de bebidas, gerando mais de meio milhão de empregos diretos e indiretos. Além disso, Manaus conta com monumentos, museus, parques, praias, institutos de pesquisas e teatros, como o fascinante Teatro Amazonas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), o Parque Municipal do Mindu, a Praia da Ponta Negra, a Ponte Jornalista Phelippe Daou (“Ponte Rio Negro”) e o Museu da Amazônia (MUSA), que ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke.

De caráter cosmopolita, Manaus atrai imigrantes e turistas das mais diversas nacionalidades, tendo sido eleita a 4ª melhor cidade para se viver no Brasil e a 127ª no mundo, conforme a Pesquisa de Qualidade de Vida, realizada em 2016 por uma das maiores empresas de consultoria do Mundo, a Mercer. Em 2014, foi uma das doze cidades-sede brasileiras da Copa do Mundo e, também, uma das cinco subsedes das Olimpíadas de 2016.


Comissão organizadora

COMISSÃO EXECUTIVA

Presidente do Congresso: Kátia Luz Torres Silva
Vice-Presidente: Valquíria do Carmo Alves Martins
Secretária: Josiane da Silva Neves
Comunicação: Laís da Motta Pompeo, Luís Mansueto Pereira Filho

COMISSÃO ORGANIZADORA

Ábner Souza Paz
Beatriz Pimentel de Oliveira
Cibele de Sousa Menezes
Daniel Ferreira Dias
Elivana Miranda de Oliveira
Fernanda Stefania Bastos Garcia
Jheniffer Estefany de Alcântara Rocha
Josiane da Silva Neves
Josiel de Aquino Martins
Julia Monica Marcelino Benevides
Kátia Luz Torres Silva
Leidiane Mendes Brito Cacciola
Lia Mizobe Ono
Sthéfanny Caroline Mendes Azevedo
Tatiana Amaral Pires de Almeida
Valquíria do Carmo Alves Martins

COMISSÃO CIENTÍFICA

Ábner Souza Paz
Ana Elis Guimarães Araújo
Hilka Flávia Barra do Espírito Santo Alves Pereira
Kátia Luz Torres Silva
Lia Mizobe Ono
Mirlane Guimarães de Melo Cardoso
Higino Felipe Figueiredo
Julia Monica Marcelino Benevides
Kacio Felipe Silva Souza
Maria Graciete Ribeiro Carneiro
Mônica Maria Bandeira de Melo
Sthéfanny Caroline Mendes Azevedo
Valquíria do Carmo Alves Martins
William Hiromi Fuzita

COMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Cibele de Sousa Menezes
Heidy Halanna de Melo Farah Rondon
Leidiane Mendes Brito Cacciola
Tatiana Amaral Pires de Almeida