Concluída a primeira etapa do Curso de Infecção Hospitalar

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) promoveu, no mês de junho, a primeira etapa do curso de Infecção Hospitalar de 2011, voltada aos profissionais da instituição. O curso tem periodicidade semestral e já é ministrado há 12 anos. A próxima turma será formada dia 11 de julho. O curso acontece entre 8h e 12h com três dias de duração.

Entre os motivadores do módulo, está o fato de as infecções hospitalares se constituem em um risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais, e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar. Os participantes receberão certificado com carga horária total de 20 horas.

Nesta primeira fase foram abordados temas de relevância para o dia a dia de enfermeiros e técnicos de enfermagem, tais como: legislação, infecção relacionada à ventilação mecânica e da corrente sanguínea, reprocessamento de artigos, coleta de cultura, entre outros.

Trinta colaboradores já participaram do curso fora do horário de trabalho. Quatro opções diferentes de turmas foram disponibilizadas com o intuito de abranger um maior número de pessoas, mas, ainda assim, a adesão dos funcionários foi considerada baixa. A Enfermeira Glauciane Neves, uma das responsáveis pelo curso, lembra que é importante o interesse por parte dos profissionais de saúde para esse tipo de atividade, já que, de acordo com a portaria 2.616 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a educação continuada oferecida pelo Serviço de Comissão de Controle Hospitalar é obrigatória.

Além disso, o curso é uma excelente ferramenta de aprendizagem e capacitação para os colaboradores, que têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e trocar idéias inerentes às práticas diárias da profissão, frisa a enfermeira. Um exemplo é a enfermeira Karen Nóbrega Batista, que participou pela terceira vez do curso em busca de se atualizar.