Cirurgia oncológica e enfermagem em pauta no 3o Pan Amazônico

O terceiro dia do Congresso Pan Amazônico de Oncologia, promovido pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), trouxe temas relacionados à cirurgia oncológica e fisioterapia, com atividades que abordaram os avanços ao longo das décadas nos tratamentos do paciente com câncer. O evento acontece há cada dois anos e está na terceira edição. A programação segue até sábado, 14, no Hotel Intercity Premium Manaus, Adrianópolis, zona centro-sul.

De acordo com o membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e vice-presidente do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, cirurgião Ademar Lopes, nos últimos anos o tratamento cirúrgico registrou significativos avanços, que resultaram no aumento do percentual de cura do paciente e na melhoria da qualidade de vida. Em sua palestra, ele apresentou casos de cirurgias reparadoras e para o tratamento do câncer colorretal, com resultados satisfatórios, tanto clínicos quanto estéticos.

Ele citou como exemplo a redução percentual de recidiva (retorno da doença) de 30% para 7% nos pacientes com câncer colorretal, da década de 1970 para cá, e que em alguns casos precisavam conviver com duas bolsas para a coleta de resíduos como fezes e urina e, atualmente, utilizam apenas uma (colostomia).

Enfermagem

O III Congresso de Enfermagem Oncológica, ocorrido no último dia 12, oportunizou aos participantes o acesso a informações sobre novas tecnologias e qualidade e humanização na assistência. A enfermeira do Hospital do Câncer de Barretos – uma das referências no País em oncologia – Elizângela Albuqerque, falou da importância de uma equipe multidisciplinar com capacitação adequada para atender o paciente nos três estágios:  pré-operatório/trans e pós-operatório.

AtpKlIJJT7coUbFoVu6z2tSWc17PiCL6M4zdvgKJCp5HAidQW3YEvRJIdeHdaTDrpOkWF5Wrl7G_taoq2DJNsYgKAl_ae9TFcBAv_kUd2tP-I0kpjbccUhG0CURmLvmPxzoh

Segundo a chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon, enfermeira Júlia Mônica Benevides, também esteve entre os temas da atividade o treinamento em cuidados paliativos aplicado a profissionais da enfermagem, modalidade recente no País e que é ofertada, por exemplo, na Argentina. “Também repassamos ao público, através da palestra com a enfermeira Rita de Cácia, da Semsa (Secretaria Municipal de saúde), a importância da parceria com a atenção básica, no sentido de desenvolver ações de educação em saúde voltadas tanto à prevenção quanto à capacitação”, explicou.

AofaTycYPQvtDox-88_zQpHgZlHhoa4TnBxCZFBTtloC AidQW3YEvRJIdeHdaTDrpOkWF5Wrl7G_taoq2DJNsYgK AtN5r8MMr8-RrV2Vj8BH2lawSBvw88rygvbcE-Q0S9x7

Ela afirmou que algumas medidas, já em prática na FCecon, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) considerada referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental, foram reforçadas no congresso voltado, a exemplo das campanhas permanentes de higienização das mãos , segurança do paciente, prevenção a quedas e boas práticas de assistência de enfermagem, parte delas desenvolvida pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/FCecon).