Bolsistas do PAIC são premiados em evento da FCecon


As cinco primeiras colocadas de uma lista de 23 pesquisas cujos resultados foram apresentados na “1º Jornada Científica da FCecon), ocorrida na última semana, foram premiadas pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa. Elas fizeram parte da primeira edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic 2011-2012) vinculada à instituição e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).


As pesquisas tiveram os seguintes temas: “Perfil epidemiológico de cânceres de pele não melanoma e melanoma no período de 2004 a 2010 na Fundação Centro de Controle em Oncologia do Amazonas”, de autoria pela bolsista Lívia Sampaio Pereira orientada pelo Dr. Fábio Francesconi, dermatologista; “Prevalência da síndrome metabólica em pacientes com câncer de mama na FCecon”, desenvolvido pela bolsista Nilufar Zeimarani Nurani e sob a orientação da Dra. Cleópatra Medina Noronha Areosa; “Avaliação das ocorrências de reações adversas à transfusão ocorridas na FCecon”, cuja autora é a bolsista Thalyta Gabrielle Bessa Gil, orientada pela Dra. Kátia Luz Torres; “Análise de biomarcadores moleculares e do caráter hereditário do câncer gástrico na FCecon”, desenvolvido pela bolsista Jucilana dos Santos Viana, que recebeu orientação do Dr. Sidney Raimundo Silva Chalub, especialista em sistema digestivo; e “Há melhora da função erétil em pacientes com câncer de próstata localizado submetidos à prostatectomia radical retropúbica utilizando lupa cirúrgica?”, desenvolvida pela bolsista Tyane de Almeida Pinto, orientada pelo urologista Cristiano Silveira Paiva.


Todas as pesquisas foram desenvolvidas por acadêmicos da área da saúde, os quais foram orientados por mestres e doutores do quadro da FCecon. Os temas, em sua totalidade, foram voltados à oncologia. As bolsas, por sua vez, foram financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

Na avaliação da diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra. Kátia Luz Torres, os trabalhos dos acadêmicos e agora pesquisadores foram cumprido com êxito, já que a primeira edição do PAIC-FCecon foi um sucesso e atraiu um grupo ainda maior para a segunda edição do programa (Paic 2012/2013), que teve aprovados 36 novos projetos a serem desenvolvidos em um período de 12 meses.

A expectativa é que a Jornada Científica aconteça anualmente, sempre no intuito de apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. O próximo evento deste tipo está previsto para agosto de 2013.

Publicado em: 16/08/2012