Bolsistas da FCecon recebem orientações sobre submissão de projetos de pesquisa

Os 45 bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), participam de oficina de submissão de projetos de pesquisa nesta terça-feira (25/06). Orientações e dúvidas foram esclarecidas para seguir os critérios de submissão dos trabalhos junto ao Sistema de Comitê de Ética em Pesquisa Vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/Conep). Oficina Paic

 

A oficina “Submissão de projeto de pesquisa com seres humanos ao Sistema CEP/Conep: cuidados para uma submissão bem sucedida” acontece nesta terça-feira (25/06), das 8h às 11h e das 14h às 17h, no miniauditório da FCecon. A participação do bolsista é obrigatória.

 

“Todo o projeto de pesquisa que envolve seres humanos tem que ter a aprovação de um comitê de ética em pesquisa, e o da CEP da FCecon funciona há nove anos”, afirma a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP), Kátia Luz Torres.

 

Entre as principais informações repassadas aos estudantes estão o cuidado da abordagem ao paciente para preservar a sua confidencialidade e como evitar qualquer tipo de risco ao paciente. Os bolsistas também foram orientados a deixar o protocolo de pesquisa claro o suficiente para que a Comissão de Ética faça o julgamento.

 

Oficina Paic 2“Essa nossa iniciativa demonstra o cuidado que a Fundação Cecon tem na preservação da ética em pesquisa, e o cuidado que deve se ter com o uso de informações relacionadas ao paciente, tornando as pesquisas seguras e inquestionáveis”, destacou Torres.

 

Além da diretora da DEP, palestraram a coordenadora do Comitê de Ética da FCecon, pesquisadora Liz Mizobe Ono, e a pesquisadora da DEP, Valquiria Alves.

 

Paic – O Programa de Apoio à Iniciação Científica, edital 001/2019, é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e tem como objetivo qualificar e despertar a vocação científica de colaboradores da FCecon para atividades de pesquisa, além de incentivar a participação de estudantes de graduação em projetos científicos.

Texto: Laís Motta/FCecon

Texto: Luís Mansueto/FCecon