Ana Paula Lemes toma posse como presidente da FCecon

ana paula

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informa que a engenheira biomédica Ana Paula Lemes Jesus dos Santos, com especialização em gestão hospitalar, assume nesta segunda-feira (30/10), a direção da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Ana Paula substitui o cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci Correa Júnior, que permaneceu no cargo por um ano e nove meses. A exoneração ocorreu a pedido, oficializado no dia 10 deste mês junto à Susam.

Servidor concursado da FCecon, com quase 12 anos de serviço público, Marco Antônio Ricci assumiu o cargo em janeiro de 2016 e, junto à equipe de servidores e funcionários da unidade, foi responsável por inúmeros avanços que possibilitaram, principalmente, a otimização do fluxo de atendimento e da aplicação de recursos públicos, que resultaram na ampliação da oferta de tratamento especializado na região.

Entre os avanços, destacam-se o aumento no número de procedimentos oncológicos de alta complexidade, passando de 754,7 mil, de janeiro a setembro de 2016, para 870,5 mil, no mesmo período deste ano; ampliação da oferta de atendimento em diversas modalidades de exames, consultas e tratamentos, a exemplo da radioterapia, endoscopia digestiva, cistoscopia e neurocirurgia; revitalização do Serviço de Endoscopia e a modernização do parque de imagem do hospital, através da aquisição de um tomógrafo e um mamógrafo novos; inauguração do Serviço de Radioterapia Abelardo Pampolha, que colocou à disposição da população um aparelho de alta tecnologia para o tratamento radioterápico; atualização de protocolos em vários setores e ampliação das Políticas de Prevenção, de Atenção Oncológica e de Humanização no âmbito da unidade hospitalar.

Nova gestão – Com 10 anos de experiência na área da saúde, Ana Paula Lemes Jesus dos Santos atuou tendo como base os processos de qualidade e acreditação hospitalar. Entre os desafios relacionados pela nova diretora estão a implantação de um sistema de gestão unificada e a ampliação da oferta de tratamento especializado na instituição, incluindo quimioterapia, radioterapia e cirurgias de alta complexidade. Ela afirma que pautará seu trabalho na gestão de processos e pessoas, dando prosseguimento à educação continuada e implementando os setores de engenharia clínica e hospitalar da Fundação.