Amazonas lança programa de vacinação gratuita contra câncer de colo de útero

Para marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, o governador Omar Aziz fará nesta sexta-feira, dia 8 de março, o lançamento do Programa de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em solenidade marcada para as 10h, no auditório da Sede do Governo, na Compensa II, zona oeste. Com isso, o Amazonas é o primeiro Estado da federação a oferecer gratuitamente a vacina, hoje disponível somente em clínicas particulares. A meta do programa, realizado em parceria com a Prefeitura de Manaus, é vacinar, no primeiro momento, mais de 90 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos na capital e no interior.

Na ocasião do lançamento, que contará com a presença do prefeito Arthur Virgílio Neto, também será anunciada a criação da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Governo do Estado (Segov). Ainda nesta sexta-feira, o governador deverá encaminhar para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) os Projetos de Lei com as propostas de criação do programa de vacinação e da nova secretaria.

O principal objetivo do programa é prevenir o câncer de colo de útero, o tipo mais frequente de câncer entre a população feminina do Estado e também daregião Norte, enquanto em outras regiões predomina o de mama. OAmazonas é o primeiro Estado do País em prevalência da doença. O Human Papiloma Virus (HPV) ou Vírus do Papiloma Humano (em português) está presente em 90% dos casos de câncer de útero registrados no Estado. “A vacinação vai representar um passo significativo na prevenção dessa doença e, alongo prazo, até levar à sua erradicação”, destacou o governador, ao ressaltar que, como a medida está embasada em Lei Estadual, a vacinação será permanente.

A campanha de vacinação, de acordo com o governador Omar Aziz,inicianum prazo de 60 dias. O público alvo são meninas de 11, 12 e13 anosmatriculadas nas escolas da rede pública estadual emunicipal deensino e também da rede particular. Levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) aponta que 90.040 estudantes do sexo feminino estão nesta faixa etária no Estado, sendo 56.132 na capital e 33.908 no interior. Para o lançamento do programa, deverão ser adquiridas 270,1 mil doses da vacina, considerando que o esquema de imunização prevê três doses.

Estatísticas

O Amazonas é o primeiro no ranking brasileiro em número de casos de câncer de colo de útero. A afirmação é baseada nos dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca – Estimativa 2012).

De acordo com o órgão ligado ao Ministério da Saúde, enquanto no País a taxa bruta de incidência para cada 100 mil habitantes é de 17,49 casos, no Amazonas este número sobre para 35,15, ou seja, mais que o dobro. Quando se trata da capital, Manaus, o número é ainda maior: 52,03 casos para cada 100 mil mulheres.

O dado considera estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para população feminina no Amazonas, que totaliza 1.755.938 pessoas. Ainda segundo a última estimativa lançada pelo Inca considerando a realidade de cada estado, cerca de 600 novos casos de colo de útero foram registrados no Amazonas apenas no ano passado.

Só na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade de referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, foram diagnosticados, no mesmo período, 226 casos da doença.

Mortalidade

Em 2010, o Amazonas registrou 432 mortes por câncer de colo uterino. Em 2011 o número pulou para 448 e, em 2012, houve uma redução para 249 (211 registradas apenas na FCecon), conforme dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). É importante ressaltar que, mesmo com a redução, o número de mortes nos últimos três anos assusta. Foram 129 mortes no Estado.

HPV

Em todo o Amazonas, entre 2010 e 2012, 2.954 mulheres tiveram o HPV detectado durante o exame preventivo na Rede Pública de Saúde, conforme dados do Siscolo (Sistema de Informação do Câncer de Colo de Útero) do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DataSus), sendo 628 em 2010, 988 em 2011 e 1.338 em 2012. Elas foram divididas em lesões de baixo, médio e alto grau – esta última categoria é onde está inserido o câncer de colo de útero.

O ginecologista e mastologista da Fundação Cecon, Dr. Gerson Mourão, explica que o vírus HPV (Human Papiloma Vírus) é responsável por quase 100% dos casos de câncer de colo uterino no mundo. Contudo, ele também pode ocasionar os cânceres de pênis, faringe e reto (colorretal).

Mourão ressalta que a vacina contra o HPV é de extrema importância para a prevenção do câncer de colo uterino, uma vez que ela é 100% eficaz quando se trata de jovens com idade entre 13 e 20 anos. Mulheres que não tiveram contato sexual têm maior efetividade de resultado. Conforme informações do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da FCecon (DPCC), a maioria dos casos de HPV registrados no Amazonas.

Nos últimos três anos foram diagnosticados em mulheres com idade entre 25 e 64 anos (2005 casos, o equivalente a 67,87%). Contudo, chama a atenção o número de mulheres jovens que tiveram o vírus detectado: 903, o equivalente a 30,57%. Mulheres com idade acima de 64 anos fazem parte de uma parcela pequena da estatística, com apenas 42 casos, os quais correspondem a 1,56%.

Tratamento

O recurso aplicado em 2012 pelo Estado, via Secretaria de Estado da Saúde (Susam), no tratamento de pacientes com câncer de colo Luterino na FCecon, considerando apenas as sessões de radioterapia e quimioterapia, somam R$ 1.055.057. Contudo, o valor se eleva se consideradas os procedimentos cirúrgicos aplicados a estes tipos de caso. Do mais simples ao mais complexo, o valor pode variar entre R$ 1,8 mil e R$ 5,4 mil. Portanto, é correto afirmar que uma paciente com este tipo de doença gera um custo de, no mínimo, R$ 10 mil ao Estado.

Publicado em: 07/03/2013