FCecon amplia distribuição de medicamentos para pacientes do interior

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) ampliou a distribuição de medicamentos para os pacientes oncológicos que moram no interior devido às medidas de restrição adotadas para conter o avanço do novo coronavírus. A partir de agora, o procedimento prevê a liberação de medicamentos para tratamento pelo prazo de até dois meses para esses pacientes.

Tradicionalmente, a FCecon libera os medicamentos aos pacientes uma vez ao mês, em dia e horário previamente agendados. Devido às restrições no transporte fluvial, muitos passaram a ter dificuldade em buscar seus remédios na Fundação.

“Sabemos que as medidas de restrição da circulação da população são necessárias para reduzir o contágio. Neste caso, tomamos essa medida para facilitar o dia a dia dos nossos pacientes. Somente em 2019, atendemos 421 pacientes do interior do Amazonas. Daí vemos a importância da FCecon em fornecer atendimento aos pacientes oncológicos seja da capital e dos municípios do interior”, afirma o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.

Estoque – A liberação dos tratamentos pelo período de  até dois meses para o paciente do interior depende do estoque e é realizada sem prejuízos aos demais pacientes. Devido à pandemia, a malha aérea está trabalhando com logística reduzida. No entanto, a Farmácia está realizando o controle e não registra falta de medicamentos na Fundação.

O estoque de medicamentos da FCecon está normal, atendendo a demanda dos pacientes. O serviço também não sofreu nenhum tipo de alteração nos horários de atendimento e continua com todos os seus trabalhos ininterruptos durante a pandemia.

Dispensação – A dispensação de medicamentos na FCecon é mensal e agendada justamente para manter o estoque controlado, conforme as drogas medicamentosas chegam das transportadoras e são entregues aos pacientes.

No caso dos pacientes do interior, há a opção para que a Representação dos Municípios faça a retirada do medicamento e envie para os usuários nas cidades. Essa solicitação deve ser feita pelo paciente junto ao seu município. O representante deve trazer seu documento pessoal, comprovação do cargo de representante, uma foto da carteirinha da FCecon do paciente, a receita médica e assinar um documento de retirada do medicamento.

Nos demais casos, para receber o medicamento, paciente ou um familiar devem ir à Farmácia Ambulatorial da FCecon, no prédio principal, levando receita médica, documentos pessoais e a carteirinha da Fundação. No setor, são entregues medicamentos comuns e para tratamento da dor. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 18h.

Este também é o horário de funcionamento do Consultório Farmacêutico, onde são dispensados os medicamentos quimioterápicos, como os do tratamento de hormonioterapia.

Números – Em média, são atendidos 1.300 pacientes por mês no Consultório Farmacêutico. Já a Farmácia Ambulatorial atende em torno de 3.000 pacientes todos os meses.

 

Texto e fotos: Laís Pompeu/FCecon