Ação Nacional de Combate ao Câncer será realizada na avenida Eduardo Ribeiro

WhatsApp Image 2018-11-23 at 15.53.17

Neste domingo (25/11), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Regional Amazonas, em parceria com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e a Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), realiza a Ação Nacional de Combate ao Câncer, na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus.

A ação acontece simultaneamente em diversas capitais e grandes cidades brasileiras, em menção ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado no dia 27 de novembro. O objetivo é democratizar o acesso às informações sobre os fatores de risco das neoplasias malignas e aproximar a população da comunidade médica.

O presidente da SBCO, Regional Amazonas, e cirurgião oncológico da FCecon, Manoel Jesus Pinheiro Júnior, explica que a iniciativa é da representação nacional da entidade, que adotou o tema “Troque o medo por esperança”, para este ano. O evento iniciará às 08h e se estenderá até às 12h. “A ação busca também esclarecer que o câncer tem cura, desde que detectado cedo e tratado adequadamente. A expectativa de público para o evento deste domingo é de cerca de 400 pessoas”, afirmou.

Para a diretora-presidente da FCecon, engenheira biomédica Ana Paula Lemes, a ação é de suma importância para que a população tenha acesso a informações que auxiliem nos cuidados à saúde. “O evento contará com profissionais experientes na área oncológica, que irão contribuir e muito para disseminar conteúdos e orientações que podem ajudar a salvar vidas. A FCecon enxerga com bons olhos a iniciativa da SBCO Regional Amazonas e se colocou como parceira para que a ação seja um sucesso”.

A atividade vai reunir profissionais, em grande parte especialistas da Fundação Cecon, em oncologia clínica, oncologia cirúrgica, urologia, dermatologia, ginecologia, mastologia e odontologia. Eles irão tirar dúvidas da população em barracas nas proximidades da Feirinha da Eduardo Ribeiro, através de diálogos abertos. Não serão realizadas consultas no local.

A população que comparecer também terá acesso a material educativo, que será distribuído para orientar o público sobre a importância do diagnóstico precoce, através de exames de rastreio, considerando as idades preconizadas por organismos nacionais e internacionais ligados à causa do câncer.

Programação Nacional – A ação nacional irá acontecer em diversas cidades brasileiras, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Em Curitiba a programação conta com uma caminhada pelo Parque Barigui. As ações da campanha foram elaboradas segundo o perfil da população local. Assim, cada região terá atividades voltadas para a divulgação de informações e a prevenção dos tipos de câncer de maior prevalência na área.