Ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, na zona leste, terá apoio da FCecon

Nesta sexta-feira (05/04), uma ação voltada para orientação e prevenção do câncer será promovida na rotatória do Armando Mendes, localizada no bairro homônimo, na zona leste. As atividades, que vão iniciar às 18h, contam com “aulão” de zumba, palestras e a distribuição de materiais educativos.

A ação é em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado no dia 8 de abril, e à campanha nacional “Eu Preciso Viver”, que será realizada no domingo (07/04), em diversas cidades.

A programação, que tem a expectativa de participação de mais de 200 pessoas, é uma parceria da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer do Amazonas (RFNCC) com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), através do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC).

O DPCC é responsável pelo suporte a todos os programas nacionais de combate ao câncer e tem uma agenda anual voltada para o desenvolvimento de atividades de prevenção, controle e diagnóstico do câncer na capital e em municípios do interior do Amazonas, com base no calendário do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O diretor-presidente da FCecon, médico mastologista Gerson Mourão, afirma que a ação é uma iniciativa importante para conscientização e prevenção do câncer junto à população. “A prática de atividades físicas é de fundamental importância para prolongar a nossa qualidade de vida. Todo tipo de exercício é bem-vindo no combate contra o câncer e também para prevenir doenças cardiovasculares. Aliado a isso, nossa equipe realizará a conscientização, dicas e orientações fundamentais para a prevenção do câncer”.

Datas e ações de combate ao câncer – O Dia Mundial de Combate ao Câncer, assim como outras datas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), alertam a população sobre os cuidados necessários para prevenir a doença.

As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos, como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui, até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.

A FCecon realiza constantemente ações com esse intuito. No dia 04 de fevereiro foi promovida uma ação educativa para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Uma equipe do DPCC fez abordagem com distribuição de conteúdo educativo sobre os “Fatores Externos de Risco do Câncer”, no cruzamento das avenidas Pedro Teixeira e Constantino Nery, próximo à Arena da Amazônia, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Durante as campanhas e movimentos do “Março Lilás”, “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, são desenvolvidas atividades educativas sobre os fatores externos de risco do câncer, em escolas das redes estadual e municipal.

Números – Na FCecon, referência  no Amazonas e oito Estados da Região Norte e Nordeste, os três principais tipos de cânceres diagnosticados são de colo de útero, próstata e mama. Os casos de leucemia são tratados na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam).